Como saber se estou com anemia? Aprenda agora a reconhecer os sintomas e saiba quando procurar ajuda


A anemia, uma das alterações mais freqüentes nos consultórios e hospitais, é definida pela redução do número de glóbulos vermelhos que circulam no sangue. Os glóbulos vermelhos são células que armazenam hemoglobina, a principal molécula transportadora de oxigênio no sangue.

De acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde, a anemia ocorre quando há valores de hemoglobina abaixo de 13,0 g/dL em homens e 12,0 g/dL em mulheres, porém há autores que definem outros valores de referência.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da anemia são consequentes da redução da oferta de oxigênio no organismo. As principais manifestações são cansaço, aumento da freqüência cardíaca e, em casos mais graves, confusão mental e dor no peito, podendo levar até mesmo a morte.

Anemia se trata com ferro?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, nem toda anemia é causada por deficiência de ferro. Portanto, a suplementação de ferro só deve ser realizada após comprovação da causa por meio de exames específicos. O uso de ferro em pacientes com anemia por outras razões pode até mesmo agravar as condições clínicas.

Mesmo as anemias que ocorrem por deficiência de ferro necessitam, além do tratamento, investigação da causa dessa deficiência. Por isso, não basta tratar a anemia. É importante descobrir o que levou o paciente a esse estado. A anemia por deficiência de ferro pode se estabelecer por doenças do intestino, estômago ou por perdas menstruais, por exemplo.

Quais são os tipos da anemia?

Existem diversas causas de anemia. Podem ocorrer por baixa produção de glóbulos vermelhos na medula óssea, como na anemia por carência de ferro, vitamina B12, ácido fólico e na anemia aplásica. Embora a anemia não se transforme em leucemia, como popularmente se diz, a leucemia pode ser uma das causas de anemia.

Também existem alterações que levam a um aumento da destruição mais precoce das hemácias no baço ou dentro dos vasos, como a anemia hemolítica autoimune e anemia microangiopática.

É necessária avaliação da história clínica, hemograma e exames específicos para determinar o tipo de anemia, investigar sua causa e instituir o tratamento adequado.



0 visualização
Você pode ser a

diferença

na vida de alguém!

Procure o Hemocentro mais próximo da sua casa.

Seja um doador de sangue

Rua Domingos de Morais, 2781

14º andar
Vila Mariana - São Paulo/SP
04035-001

© 2020 por CERQUEIRA HEMATOLOGIA em parceria com Anderson Cruz