O que as Plaquetas baixas podem causar?

A contagem normal de plaquetas varia entre 150 mil a 450 mil plaquetas por mm³ de sangue. A redução das contagens de plaquetas abaixo do valor normal é chamada de plaquetopenia ou trombocitopenia.

O que são Plaquetas e para que servem?

As plaquetas são elementos presentes no sangue e produzidos a partir de células (megacariócitos) encontradas exclusivamente na medula óssea, local onde o sangue é produzido.

Tem duração média de oito a dez dias e são responsáveis pela hemostasia primária, ou seja, são os primeiros responsáveis pela contenção de sangramentos.


Qual o valor normal de Plaquetas?

A contagem normal de plaquetas varia entre 150 mil a 450 mil plaquetas por mm³ de sangue. A redução das contagens de plaquetas abaixo do valor normal é chamada de plaquetopenia ou trombocitopenia.


O que as Plaquetas baixas podem causar?

As manifestações clínicas mais frequentes são púrpuras, pequenos pontos vermelhos ou roxos que aparecem mais comumente nas pernas, embora possam surgir em outros locais. Também podem surgir manchas roxas na pele, denominadas equimoses, e sangramentos espontâneos na gengiva e nariz. Pacientes com contagens plaquetárias maiores que 50 mil/mm³ são frequentemente assintomáticos. Valores abaixo de 50 mil/mm³ podem levar a algum tipo de manifestação, porém ocorrem com mais frequência em indivíduos que apresentam níveis menores do que 30 mil/mm³.

Valores abaixo de 5 a 10 mil plaquetas podem levar a sangramentos mais graves, como sangramentos em sistema nervoso central, entretanto, o risco de sangramento depende não só do número de plaquetas, mas da causa da plaquetopenia.


O que causa redução das Plaquetas?

Vários mecanismos podem levar à plaquetopenia, como alterações da produção de plaquetas na medula óssea, aumento da destruição das plaquetas no baço ou consumo plaquetário dentro dos vasos sanguíneos.

As causas que levam à redução do número de plaquetas também pode variar em sua gravidade. Alterações como deficiência de vitaminas até doenças pré-leucêmicas podem estar relacionadas à alterações plaquetárias.


Qual o tratamento?

Nem toda plaquetopenia tem indicação de transfusão de plaquetas. As transfusões, muitas vezes necessárias, geralmente só elevam o número de plaquetas sem tratar a causa que levou à redução das contagens.

O tratamento da plaquetopenia varia de acordo com cada causa. Por isso é importante uma avaliação especializada com anamnese detalhada, exame físico minucioso e solicitação de exames complementares que auxiliarão no diagnóstico e a determinarão o tratamento ideal em cada situação.


0 visualização
Você pode ser a

diferença

na vida de alguém!

Procure o Hemocentro mais próximo da sua casa.

Seja um doador de sangue

Rua Domingos de Morais, 2781

14º andar
Vila Mariana - São Paulo/SP
04035-001

© 2020 por CERQUEIRA HEMATOLOGIA em parceria com Anderson Cruz